Loading

Stop Stealing Dreams

Stop Stealing Dreams:


Em 2009 preparamos um “road-show” composto por 4 encontros, cada um falando sobre um importante aspecto da sua vida e que foi virado do avesso nos últimos 15 anos.


Sua (1) vida profissional, sua (2) vida social, sua (3) adaptabilidade  e (4) sua educação.


De todos esses, talvez o mais importante seja a maneira como aprendemos as coisas, no caso dos mais jovens, a escola. Falamos sobre escola o tempo todo por aqui, e de todas as revoluções dessa nova sociedade, é justamente a escola a mais atrasada e  urgente, porque é a base de tudo (e nem estou falando de escola para todos. Digo, o modelo mesmo).


Escolas têm apenas 100 anos, mas parece que sempre existiram. E do mesmo jeito!  Na época, foram 100% desenhadas para preparar operários de fábrica (hoje, funcionários de modo geral = vestibular) e de lá para cá têm praticamente o mesmo jeitão.


O modelo errado tem ficado cada vez mais evidente,  nivelando todos os alunos pela média, tratando de assuntos absolutamente obsoletos e inúteis e com pouco espaço para o desenvolvimento individual. Felizmente o assunto começa a ser mais discutido, e acredito na real vontade de educadores, orientadores e professores em mudar o sistema, mas estamos longe de implodir o modelo. Se você é pai, recomendo um complemento caseiro à educação formal, baseada na educação informal. Invista no encantamento do seu filho, ensine-o a ter curiosidade por tudo e como aprender as coisas sozinho (mas hoje o assunto é outro, não vamos por aí)


Seth Godin preparou agora um Manifesto chamado STOP STEALING DREAMS (What is school for?). Na verdade, um livro para baixar, grátis. É uma leitura importante, sobre educação, não deixe de ler quando tiver um tempo. O manifesto está disponível em vários formatos, dá até para ler no seu celular ou tablet através do Kindle (ou iBooks).


Afinal de contas, investir em uma nova geração ainda cheirando a tinta é bem mais fácil do que ensinar uns truques novos para os velhos dinossauros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário